EDUCAÇÃO É TUDO
E UM POUCO MAIS!

2º DIA

No Segundo dia percebi que 2 alunos faltaram, segundo os amigos eles pretendem vir regularmente a partir da próxima segunda. Mas notei que outros compareceram, que não tinha ido no dia anterior (Joselício, João, José Raimundo), enfim.
Neste dia aproveitei o fechamento da aula anterior que tratava sobre as expectativas em relação a nova etapa e aí perguntei como eles se viam na sociedade e como eles achavam que a sociedade viam eles. Várias respostas surgiram, que eles achavam ser gente boa para os outros, alegres... até que Joãochegou ao ponto que eu queria e relatou que achava que a sociedade tratava ele com preconceito, pela posição social, cor de pele e até mesmo no trabalho ele percebia o tratamento diferente por conta da função que cada um ocupa. Aproveitei-me da sua fala e abrir para os demais a importância de perceber criticamente as coisas que estão por trás de uma simples ação, uma brincadeira que seja. Ressaltei a importância de respeitar o trabalho do outro, afirmando que este é indispensável, falei um pouco sobre o trabalho em equipe e retomando a questão inicial partir para o conceito de identidade através do texto impressão digital.
Eles fizeram uma leitura silenciosa e posteriormente fiz uma leitura em voz alta.
questionei sobre o que haviam entendido sobre o texto e cada um foi contribuindo com uma fala...
Falei sobre a importância de nos reconehecermos e da necessidade de identificação...
Lancei para eles a diferenciação da palavra UNIVERSALIDADE X INDIVIDUALIDADE, tendo esclarecido isto partir para o conceito de PECULIARIDADE e esclareci que se tratava de uma característica própria, algo pessoas que o descrevia e solicitei que cada um dissesse que característica em si próprio considerava peculiar...(alegre, tímido, extrovertido, quieto).
Para finalizar este momento fizemos a dinâmica da impressão digital, na qual eles teriam que ricasr um papel, pôr o polegar direito, marcar na identidade e escrever seu nome.
Fiz um cartaz com o marterial recolhido e coloquei no mural!

0 Comments:

Postar um comentário